domingo, 30 de dezembro de 2007

Conhecer prédios antigos também é valorizar a história de Natal.


A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi o segundo templo católico eregido na cidade, tendo sido construída pelas mãos dos negros escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário, com o objetivo de atender às classes sociais menos favorecidas.Não se sabe a data exata de fundação da igreja, sendo de conhecimento apenas que no ano de 1774, a mesma já estava construída.Encontra-se implantada num platô, em local privilegiado, de onde se avista toda a paisagem do estuário do rio potengi. (NESI,1994)

Casa do Estudante.
Construído originalmete em 1856 para abrigar o Hospital de Caridade, passou por uma remodelação em 1895.Em 1910, passou a funcionar no local a Escola de Aprendizes Artífices, e em 1914, o Batalhão da Polícia Militar, ocasião em que recebeu o acréscimo do seu segundo pavimento.Em 1956, a Casa do Estudante iniciou suas atividades no local. (NESI,1994)

O Palacete da Viúva Machado foi construído em 1910 pelo comerciante Jorge Barreto Albuquerque Maranhão, irmão do então governador Alberto Maranhão, foi adquirido em 1920 pelo comerciante português Manuel Machado , que ali residiu até falecer em 1934.A partir de então, a viúva Sra. Amélia Duarte Machado, passou a assumir a administração dos bens herdados do marido, morando no palacete até falecer em 1981.(NESI,1994)

É provável que o primeiro imóvel edificado no terreno onde hoje funciona a sede do IPHAN/RN date do início de século XVIII ,pois foi possível identificar, através de prospecções realizadas no atual imóvel, que a parede da sua fachada posterior foi construída de alvenaria de pedra-e-cal, onde evidencia-se um grande arco de porta.

O Sobradinho, construído entre os anos de 1816 e 1920, é um representante típico do estilo colonial.A implantação em lote de esquina permitiu o tratamento das duas fachadas sobre a rua, gerando uma variação no padrão de composição de planta e telhado, por este motivo é apelidado de " A Noiva ". Atualmente abriga o Museu Café Filho.

Igreja de Santo Antônio
Também conhecida como a igreja do galo, devido ao galo que em cima a cúpula da torre, presente do Capitão-mor Caetano da Silva Sanches, devoto de Santo Antônio e governador da Capitania entre os anos de 1791 a 1800.É provável que suas obras tenham sido finalizadas em agosto de 1766, data inscrita sobre a porta principal do templo.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Continuando a visitar prédios antigos (01/12/2007)


Alguém sabe que prédio é esse ?

Memorial Câmara Cascudo
Construído para abrigar a Tesouraria da Fazenda, em 1875, em substituição ao primitivo prédio do Real Erário, datado de final do século XVIII.Funcionaram no local: a Delegacia Fiscal de 1952 a 1955 e o Quartel General da 7° R. M. do Exército de 1955 a 1977. Desde 1987 o edifício abriga o Memorial Câmara Cascudo ( NESI, 1994)

Instituto Histórico e Geográfico do RN
Construído em 1906 para sediar o IHG/RN- instiuição destinada à pesquisa e à divulgação da história do Estado.( NESI,1994)

Igreja Matriz de N. S. da Apresentação.
Começou a ser construída nos primeiros anos da colonização do RN.Não há consenso quanto a data da fundação e a feição da capela primitiva , sabe-se apenas que foi projetada uma nova igreja aprovetando-se a capela original, sendo esta inaugurada em 1619.(NESI,1994)

Casa da estudante

Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura Municipal de Natal
Inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, em função da comemoração do Centenário da Independência, a sede do poder executivo municipal foi projeto do arquiteto de origem italiana Miguel Micussi.